PMEs: Sinais de que sua empresa precisa de suporte em TI

A tecnologia já foi algo distante para as PMEs. Há alguns anos o custo de um sistema de gestão, ou um servidor, fugia muito das possibilidades orçamentárias dessas empresas. Hoje, a tecnologia tornou-se uma premissa para negócios que querem se sustentar e crescer. E existem vários fornecedores de tecnologia que estão focados em oferecer soluções acessíveis e escaláveis. O que ajuda a viabilizar que os investimentos dessas empresas sejam mais proativos, e não somente em casos emergenciais.

Para que os investimentos feitos pelas PMEs em tecnologia tragam resultados, e não complexidades e prejuízos, é importante que essas empresas atentem-se aos sinais que aparecem em diferentes estágios do negócio:

Do estágio inicial até onde a empresa chegou

O fato de uma PME ter demanda por um sistema de gestão, por servidores e outros equipamentos, traz complexidade para a operação, mas é sinônimo de que o negócio está crescendo. Lidar com diferentes fornecedores, linguagens de software, sistemas operacionais, bancos de dados, pode ser um complicador para empresas com equipes enxutas e focadas no negócio principal. Essas atividades demandam profissionais especializados que se responsabilizem, não apenas por suportar esse ambiente computacional, mas também implantar boas práticas e trazer soluções e inovações do mercado para dentro da empresa.

A tecnologia bem coordenada pode ter sido dispensável até um certo momento. Mas logo fica claro que, para a empresa continuar crescendo, precisará aprimorar essa área.

Estágio que a empresa vive no presente sem uma TI para PMEs

É no dia a dia das operações que a empresa sente na pele os problemas que uma TI mal suportada pode trazer nos quesitos:

  • Disponibilidade: O sistema fica fora, o link de internet cai, a empresa fica sem telefonia. Além do impacto que cada incidente desse traz, o usuário não tem para quem pedir ajuda. E muitas vezes o problema é resolvido e ninguém sabe como, nem o que causou;
  • Segurança: Informações vazam da empresa, a rede sofre ataques de vírus, phishing, spam e, além de causar paradas na operação. Tudo isso contribui para a queda na confiabilidade e na qualidade dos serviços prestados;
  • Desempenho: A equipe é prejudicada pelos itens acima, bem como por rede lenta e equipamentos que funcionam abaixo da capacidade. Além de ter sua produtividade prejudicada e potencial desperdiçado;
  • Foco: Pessoas do core business precisam parar suas atividades e se aventurar com TI. Instalar software, formatar computador, arrumar impressora, ligar para operadora de telefonia para reportar problemas etc. – e isso desvia o foco da empresa;

Estágio onde a empresa quer chegar com a TI para PMEs

Toda PME quer ir muito além do estágio que ela chegou, e isso só será possível através de planejamento. Dentro do planejamento estratégico, a TI tem papel fundamental. Pois ela preverá e fornecerá toda a capacidade tecnológica que os processos precisam para funcionar e os usuários para trabalhar. Além disso, deve prover recursos escaláveis, prevendo que os custos não devem crescer no mesmo ritmo que as receitas, o que possibilita ao negócio crescer de forma eficiente e lucrativa.

Por fim, a TI para PMEs não se resume a apenas investir em bons equipamentos e sistemas. Mas também em suportar o que existe e planejar os recursos necessários para continuar crescendo. Se o negócio da sua empresa não é TI, você pode contar com a DIFF IT SERVICE. Além de especialista em tecnologia, a Penso entende dos negócios das PMEs para prover o suporte em TI adequado.

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