A importância das redes de computadores!

Após o advento dos microcomputadores as empresas e os usuários tiveram a possibilidade de utilizar diversas atividades através de recursos computacionais, mas esses auxílios ficavam muito limitados, pois os microcomputadores não eram interligados entre si e com isso mantinha uma distância entre um usuário e outro. Essa barreira foi quebrada com a utilização de tecnologias de redes que passaram a ser implementadas e expandidas tão rapidamente quanto surgiam novos produtos no início dos anos 80.

As redes de computadores são divididas basicamente em três termos, LAN’s, MAN,s e WAN,s. Classificamos as LAN’s como redes locais elas são pequenas redes que conectam computadores em um escritório por exemplo. As MAN’s são como as redes locais, mas com uma maior extensão e são conhecidas como redes metropolitanas. Por ultimo temos as WAN’s que são redes que atingem grandes áreas, conectando cidades, estados e países, uma tecnologia muito conhecida que se enquadra a esse tipo de rede é a internet a “rede mundial de comunicação”.

A capacidade de atingir grandes áreas geográficas é uma qualidade que tem grande importância, pois com isso ela mostra um enorme poder de economizar dinheiro e tempo, coisas que são muito importantes nesse mundo capitalista em que vivemos, onde o dinheiro é sempre visado como o objetivo principal.

As redes de computadores abriram muitas possibilidades de novos empregos principalmente na área de tecnologias de informação (T.I) o que é um grande beneficio, mas é de total importância contratar profissionais qualificados, apesar disso muitas vezes isso não acontece o que é um perigo, pois do mesmo jeito que as redes podem trazer benefícios ela pode trazer males irreversíveis se não for administrada da maneira correta.

A importância das redes de computadores vem crescendo progressivamente com o passar dos anos. Hoje em dia as redes de computadores são encontradas em todos os lugares desde uma residência familiar até grandes empresas multinacionais isso acontece devido sua grande versatilidade, pois ela pode ser utilizada por uma variedade de aplicações que é capaz de atender as necessidades de cada usuário. O grande objetivo das redes, e o que a torna tão importante é ela fazer com que múltiplos usuários em distâncias indeterminadas compartilhem um determinado recurso. O próprio Andrew S. Tanenbaum, pesquisador muito conceituado, bacharel em ciências da computação pelo M.I.T e P.h.D. pela University of Califórnia, define o objetivo das redes de computadores como “tornar todos os programas, equipamentos e especialmente dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independente da localização física do recurso e do usuário”.

Então vemos que recursos tão proveitosos, se usados de maneira inteligente, tem uma grande importância para o avanço da sociedade, pois sua capacidade de aproximação de pessoas, cidades, culturas, etc., acaba tornando o mundo ainda mais globalizado em todos os aspectos.

banner-ti-suportada-2

Últimos Artigos

Deixe um comentário